quarta-feira, 14 de maio de 2014

Lâmpada Led

            O LED é um componente do tipo bipolar, ou seja, tem dois terminais chamados de anodo e catodo. Dependendo da sua polarização, permite ou não a passagem de corrente elétrica, tendo como consequência a geração de luz ou o bloqueio da corrente.


  O diodo é um semicondutor formado por uma junção NP, onde o tipo N é um semicondutor que parte do silício, sofre uma dopagem de fósforo que resulta no excesso de elétrons. E o tipo P é um semicondutor que parte do silício, sofre uma dopagem de alumínio que resulta na falta de elétrons, ou seja, no excesso de lacunas (espaços vazios)
           O led que utiliza o arsenieto de gálio emite radiações infravermelhas. Dopando-se com fósforo, a emissão pode ser vermelha ou amarela, de acordo com a concentração. Utilizando-se fosfeto de gálio com dopagem de nitrogênio, a luz emitida pode ser verde ou amarela. Hoje em dia, com o uso de outros materiais, consegue-se fabricar leds que emitem luz azul, violeta e até ultravioleta. Existem também os leds brancos, mas esses são geralmente leds emissores de cor azul, revestidos com uma camada de fósforo do mesmo tipo usado nas lâmpadas fluorescentes, que absorve a luz azul e emite a luz branca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário